All for Joomla All for Webmasters
Endereço
Rua Rio Amazonas 471, Bairro Rio Pequeno, Camboriú-SC
Telefones
(47) 3365- 2222 / 3365-1375
Atendimento
Seg- Sext : 07:00 às 18:00
Sáb: 07:00 às 12:00
Orçamento

Como usar a madeira pinus na decoração

Amiga do meio ambiente, com baixo custo e boa resistência, ela é uma tendência para mobiliário.
O estilo rústico, a cor clara e o apelo sustentável estão fazendo da madeira Pinus, obtida através de árvore de reflorestamento e também conhecida como Madeira de Pinheiro-Americano e Madeira de Pinheiro, a queridinha da vez para a composição de prateleiras, mesas, cabeceiras, entre outros.

Embora ainda seja muito associado aos caixotes de feira, o Pinus é bastante resistente e utilizado inclusive na construção civil. “Ficamos com a impressão que é madeira ruim, que só serve para peças descartáveis e essa classificação é uma grande injustiça”, explica a arquiteta e designer de interiores, Daniela Penna. ”

Se tratarmos e usarmos de forma correta, ele pode dar vida a lindas peças estruturais na arquitetura, móveis e painéis igualmente bonitos na decoração. Na Europa, por exemplo, ele é tão utilizado – inclusive como estrutura de grandes coberturas e fachadas – que os painéis clarinhos são a cara da arquitetura finlandesa”, diz Daniela.

De acordo com a arquiteta, algumas pesquisas feitas no Brasil, inclusive na Universidade de São Paulo (USP), tentam estabelecer padrões para a produção de peças estruturais em Pinus para engenharia e arquitetura. Enquanto isso, os “pallets” – aqueles tablados feitos de tábuas de Pinus, bem comuns nas feiras e entrepostos- viraram febre na decoração. “Muitos designers compram pallets e caixotes e usam as tábuas para compor mesas, nichos, painéis e luminárias. O resultado é jovem, descolado e ecologicamente correto, reciclando e revalorizando um material que seria descartado.”

 

Outra forma de usar o Pinus é como lâmina, revestido móveis em MDF. É um uso menos correto ecologicamente. já que as lâminas são produzidas especialmente para decoração, e não reaproveitadas. “Mas o resultado vale a pena – além de ser uma folha de madeira ainda barata, a aparência é de despojamento e leveza”, afirma. “Com o esgotamento das madeiras nativas, teremos cada vez mais mercado para as peças de reflorestamento e o reaproveitamento de móveis e estruturas descartados.”

 

Deixe uma resposta

Madeireira Rio Amazonas

Garante a melhor qualidade em madeiras, preços competitivos e ótimo atendimento, além de praticar uma política empresarial séria e consciente, buscando o crescimento sustentável e continuado, assumindo um compromisso com o meio ambiente e com a sociedade.

Nossos Produtos